Resumo
|
O Projeto Saúde e Alegria por meio do Projeto Vozes do Tapajós e o Laboratório de Comunicação Amazônia, em parceria com o Festival Cine Alter, lançam, nesta quarta-feira, 18/10/2023, o I Edital de Narrativas Audiovisuais Tapajós cujo tema será “A seca extrema na Amazônia paraense”.
A chamada é destinada a comunicadores, jovens ribeirinhos, indígenas, quilombolas, extrativistas e demais populações tradicionais e ou de áreas urbanas, sem necessidade de formação na área.
O presente edital visa estimular a produção de narrativas audiovisuais (vídeos) sobre a seca extrema que a região está enfrentando este ano com o objetivo de trazer visibilidade para as consequências das mudanças climáticas na Amazônia sob a ótica da população local. Serão oferecidos até seis prêmios de R$500.
O Projeto Saúde e Alegria, o LabComAmazonia, o CineAlter e a plataforma Vozes do Tapajós sobre Mudanças Climáticas poderão republicar alguns desses materiais nas suas redes, assim como fazer um trabalho de articulação oferecendo a publicação em veículos de imprensa que possam trazer visibilidade à situação na região e às narrativas criadas pela população local.
Alguns dos vídeos poderão também ser exibidos durante o Cine Alter no período de 03 a 05 de novembro de 2023 e os candidatos poderão ser convidados a participar do evento em Alter do Chão (distrito de Santarém – Pará).
O resultado da seleção será divulgado no site www.labcomamazonia.com.br e nas redes sociais @labcomamazonia e @saudeealegria dia 31/10/2023.
Contexto
O Projeto Saúde e Alegria, que faz parte do Programa Vozes Pela Ação Climática Justa – VAC, com apoio da Fundação Avina, coordena a coalizão Vozes do Tapajós Combatendo Mudanças Climáticas. Neste projeto são realizadas ações no sentido de ampliar o conhecimento sobre os impactos das mudanças climáticas na região e de estimular o engajamento das comunidades locais sobre o tema.
Saiba mais sobre o projeto e seus parceiros aqui: www.vozesdotapajos.com.br
- Objetivo
- Incentivar a produção audiovisual de pessoas da Amazônia paraense
- Ampliar o alcance das reflexões de pessoas do território sobre a seca extrema na região
- Candidatos
Os candidatos devem residir em um dos municípios da Amazônia paraense há pelo menos dois anos.
III – Inscrições
Os candidatos deverão se inscrever entre 18 e 28/10 no formulário: https://bit.ly/Formulário_EditalNarrativasAudiovisuaisTapajós apresentando as seguintes informações nos campos correspondentes:
Nome completo, RG, CPF, telefone/whatsapp, e-mail, data de nascimento, município de residência
Link de acesso ao vídeo no google drive (em boa resolução). Certifique-se de que o material esteja público para visualização.
Autorização de uso do vídeo, caso seja um dos selecionados.
Critérios
Um Conselho Editorial composto por comunicadoras Labcom Amazônia e convidados vai avaliar o material considerando adequação ao tema, relevância e originalidade. O número de vídeos premiados pode variar entre 1 e 6, de acordo com a avaliação do conselho.
Premiação
- R$500,00.
- Os vencedores receberão a verba em até cinco dias úteis após exibição dos vídeos no período do festival Cine Alter.
Cronograma
18/10 – lançamento do edital
28/10 – encerramento das inscrições
29/10 – Início da análise das propostas
31/10 – divulgação do resultado
03 a 05/11 – exibição dos vídeos
Dúvidas poderão ser enviadas para o e-mail entre 18/10 e 28/10: euquero@labcomamazonia.com.br. Só serão aceitas candidaturas feitas no formulário: https://bit.ly/Formulário_EditalNarrativasAudiovisuaisTapajós
Apoio:
Compartilhe: