Startup idealizada pelas jornalistas e comunicadoras Priscila Cotta e Samela Bonfim visa a inserção de pessoas baseadas na região no mercado de trabalho da comunicação
Com pouco mais de duas semanas no ar, a plataforma de cadastro do Laboratório de Comunicação Amazônia recebeu 164 cadastros de profissionais baseados na Amazônia. Jornalistas, fotógrafos, publicitários, designers, cinegrafistas, editores de vídeo, produtores, profissionais de marketing, locutores e produtores de conteúdo se registraram no primeiro lab inovador que surge como um ambiente onde os profissionais podem construir experiências que tornem todos esses espaços mais acessíveis, com orientação, mentoria e remuneração.
“Ficamos muito felizes com a adesão dos profissionais e a possibilidade de apoiá-los através do lab que pretende se tornar referência nessa base de profissionais de comunicação da Amazônia”, ressaltou uma das fundadoras, a jornalista Samela Bonfim.
Inspirada num movimento global de contratação de profissionais de comunicação independentes para para atender de forma remota pequenas a grandes marcas como parte de times interdisciplinares, a startup visualiza uma maior oferta de vagas afirmativas, quando abre-se também um mercado em potencial para os profissionais de comunicação da região amazônica.
Assim, para os clientes é a oportunidade de apoiar o desenvolvimento de profissionais com a certeza de qualidade no serviço ancorada na experiência das duas sócias-fundadoras e, futuramente, dos coordenadores que o laboratório vai formando.
Para isso, o lab busca oferecer serviços de comunicação de qualidade feitos por profissionais baseados na Amazônia de modo que, além do resultado esperado para seu projeto, o cliente contribua para democratizar as oportunidades na região, visionando ser a melhor empresa de comunicação da Amazônia e ao mesmo tempo um banco de talentos de profissionais baseados na região Norte do país, em especial de comunidades ribeirinhas/ indígenas/quilombolas/ pessoas negras/lgbts.
“O próximo passo agora é a triagem e organização dos perfis dos profissionais. Vamos levar um tempinho pra isso, mas estamos muito entusiasmadas com essa missão”, ressaltou a fundadora do Lab, Priscila Cotta.
Quer trabalhar com a gente ou contratar nossos serviços? Envie um e-mail para euquero@labcomamazonia.com.br
Conheça um pouco mais sobre as fundadoras:
Samela Bonfim é jornalista de Santarém, no Oeste do Pará, onde atua em comunicação há mais de 13 anos. Na TV Tapajós, afiliada à rede Globo, passou pela produção e edição, em 2012, e pela reportagem, de 2014 a 2019. Atualmente faz assessoria de imprensa e produção de conteúdo por meio de sua agência SWB, que tem como principais clientes o Projeto Saúde e Alegria, desde 2018, e a Sociedade Para Pesquisa e Proteção do Meio Ambiente – Sapopema, desde 2017. Já fez trabalhos para INIAMA, Conservação Internacional, WWF Brasil e Universidade do Estado do Pará, além de campanhas eleitorais para candidatos à prefeitura, vereadores, deputados estaduais e federais. É professora universitária nos cursos de Direito e Comunicação Social e Jornalismo do IESPES, Doutoranda do PPGNSD/UFOPA, Mestre PPGE/UFOPA e Especialista em Docência no Ensino Superior pelo IESPES.
Priscila Cotta é jornalista de São Paulo, onde atuou em comunicação durante 15 anos tendo se mudado para a Vila de Alter do Chão, município de Santarém, no Oeste do Pará, em 2018. Trouxe consigo a ideia de nomadismo digital por meio da Agência Fervo, uma rede de profissionais que fundou em 2013 para atender projetos de impacto. Desde sua chegada à Amazônia, os trabalhos da Fervo têm incluído questões socioambientais e culturais da região com projetos para o WWF, Projeto Saúde e Alegria, Instituto Aquífero Alter do Chão (Brigada de Alter), Selo Alter do Som (Grupo Kuatá de Carimbó), Street River Amazônia, Relatório de Impacto para o documentário O Território, entre outros. No início da carreira, passou pelos veículos jornalísticos Rádio Bandeirantes, TV Gazeta, revistas Capricho e Viagem e Turismo e esteve à frente da agência Anexo Comunicação, especializada em gastronomia. De 2011 a 2015 passou por agências de publicidade digital, CUBOCC e GarageIM, na coordenação de equipes de Social Media.